2021

Descolonização do Conhecimento: Contribuição da África do Sul e Brasil

Pós doutorado em Visual History and Theory no Centre for Humanities Research (CHR) Flagship for Critical Thought in African Humanities da University of the Western Cape UWCT,  Cape Town, South Africa financiado pelo National Research Foundation NRF/RISA.

 

O projeto de pesquisa visa repensar os regimes de conhecimento e a natureza da indústria acadêmica e cultural, em relação à compreensão hegemônica das hierarquias do conhecimento e do mercado de arte, e sua localização particular nas estruturas de poder. Fá-lo estabelecendo um diálogo entre as produções artísticas e culturais que se originam de artistas e estudiosos do Sul no Sul. No que diz respeito aos debates globais sobre restituição e descolonização de museus, o estudo centra-se na análise do debate situado africano e brasileiro e no novo significado das experiências curatoriais. Por ser um projeto bilíngue (inglês e português), a pesquisa aborda também as questões de tradução, circulação e políticas editoriais.

 

Dá continuidade ao meu percurso de pesquisa sobre os efeitos da transformação do trabalho nas sociedades pós-industriais e pós-coloniais. Estou interessado na ideia de modernidade e globalização de uma perspectiva sulista; a exploração de subjetividades pelo capitalismo cognitivo, o uso funcional da cultura pelo soft power e a diplomacia cultural.

 

Publicações 

BUROCCO, L., 2021. CURA e Vozes Contra o Racismo: pratiche artistiche e curatoriali di Contro Colonizzazione dal Sud, Roots§Routes, Special Issue § Anche Le Statue Muoiono  Anno XI, N°35, Gennaio -Aprile 2021;

BUROCCO, L., 2021. The Forest on the Walls. Notes on Indigenous Street Art, Nuart Journal, Issue V, The Writing's on the Wall, Expanded Issue Spring 2021, (accepted for publication).